6 dicas práticas para manter a segurança da informação entre os usuários
Para ajudar os clientes de sua revenda de TI a manter um bom nível de segurança em suas empresas e deixar as informações sempre a salvo de ataques cibernéticos ou eventuais erros, o primeiro passo é conscientizar e educar os usuários.
É necessário criar políticas de segurança que determinem o uso seguro e aceitável dos sistemas. A empresa deve sempre agir de forma transparente com seus usuários, oferecendo treinamento para ensinar as regras estabelecidas.
Além disso, é possível promover algumas dicas práticas entre os funcionários para reforçar ainda mais a segurança da informação. Confira:
1. Sempre desconfiar de e-mails não solicitados
Atualmente, uma das principais formas dos cibercriminosos agirem é por meio de ataques phishing que contaminam os e-mails recebidos pelos usuários. Portanto, antes de abrir qualquer mensagem, é importante refletir “Eu solicitei algum serviço deste remetente?”.
É muito comum hackers se passarem por bancos ou outras instituições mandando cobranças, boletos, multas e afins. Por isso, é necessário identificar se a mensagem é verdadeira ou não e, assim, não abrir o e-mail, eliminando a ameaça.
2. Não baixar arquivos suspeitos
Os links para download recebidos requerem atenção extra por parte dos colaboradores da empresa e podem ser um grande problema se não levados a sério.
Graças a mobilidade possível atualmente, a maioria dos funcionários utilizam diversos dispositivos para realizar suas atividades de trabalho e acabam precisando compartilhar informações e fazer downloads de conteúdo, tudo isso acessando a rede corporativa.
Por isso, é essencial que os usuários verifiquem se os links são realmente confiáveis e seguros, pois podem levar a sites falsos e até mesmo infectar o dispositivo utilizado.
Quando um link infectado é aberto por um colaborador que está conectado à rede corporativa, todos as outras máquinas passam a estar em perigo, pois ao ser instalado o vírus, o acesso dos criminosos é liberado na rede.
Para evitar que isso aconteça, os usuários devem evitar baixar qualquer arquivo e, quando duvidarem de algum link, devem bloqueá-lo.
3. Verificar os remetentes
Muitos e-mails recebidos parecem ser verídicos e direcionado para os usuários. Isso porque o cibercrime está cada dia mais inovador à medida que utilizam tecnologias modernas, como a Inteligência Artificial a seu favor.
Por isso, uma das primeiras coisas a serem feitas ao receber um e-mail é verificar o remetente. O usuário estava esperando por aquele e-mail? Conhece a pessoa que está enviando?
É necessário verificar se o endereço de e-mail está correto, pois muitas vezes os hackers se passam por empresas conhecidas, mas trocam algumas letras no nome. Este é o primeiro alerta que é falso, portanto, jogue-o na lixeira rapidamente.
4. Checar o domínio em sites
Assim como nos e-mails, muitos sites maliciosos possuem o mesmo layout dos verdadeiros, com apenas algum detalhe diferente. Com isso, acabam conseguindo facilmente enganar os usuários.
Portanto, antes de acessá-lo e preencher qualquer informação pessoal nele, é necessário verificar seu domínio. É importante pesquisar na internet sobre aquele site, caso seja malicioso, outras pessoas podem estar comentando sobre ele e emitindo alertas.
5. Manter dispositivos atualizados
Muitos podem ser os aparelhos utilizados pelos colaboradores para executarem suas tarefas que as empresas acabam não tendo total controle sobre eles. Por isso, é importante, exigir que cada usuário mantenha seus dispositivos atualizados.
Quando um software está trabalhando em versões anteriores, os cibercriminosos podem se aproveitar de brechas que não foram corrigidas para invadirem o aparelho e roubar dados importantes.
Dessa forma, é crucial manter todos os aparelhos e aplicativos atualizados, pois seus fornecedores sempre fazem as correções necessárias para que eles estejam mais seguros.
6. Chamar a TI quando necessário
Mesmo tomando todos os cuidados possíveis, os usuários ainda podem cometer erros e suspeitar de que alguma ameaça está afetando seus dispositivos. Nesses momentos, é crucial avisar a equipe de TI o mais rápido possível.
Quando os profissionais certos sabem sobre o problema ainda no início, as chances de prejuízos são menores. Assim, podem tomar as medidas necessárias para eliminar a ameaça.
Como você pôde perceber, o usuário pode contribuir muito para o sucesso da segurança da informação das empresas. Não basta utilizar as soluções de proteção mais robustas se os colaboradores não estão seguindo as medidas certas. Por isso, auxilie seus clientes a entenderem que os funcionários são parte essencial da estratégia utilizada.
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