O que é CMMI (Modelo de Capacidade e Maturidade Integrado)?
O que é o CMMI?
CMMI é uma sigla na língua inglesa para Capability Maturity Model Integration, algo que pode ser traduzido como Modelo de Capacidade e Maturidade Integrado. Trata-se de um conjunto de práticas que orienta a implementação de uma série de atividades com o objetivo de alcançar uma meta preestabelecida, aumentando a maturidade organizacional e ajudando a obter os resultados esperados pela área de TI.
O modelo CMMI foi desenvolvido pelo Software Engineering Institute — SEI, um departamento de pesquisa ligado à Universidade Carnegie Mellon, uma reconhecida instituição de ensino dos Estados Unidos, que se destaca pelos grandes estudos na área de informática e programação de um modo geral.
Em 2012, a Universidade Carnegie Mellon criou o CMMI Institute para centralizar as operações relacionadas ao CMMI (treinamentos, certificações profissionais, avaliações, etc).
A empresa ISACA, detentora do modelo COBIT para governança em TI, adquiriu o CMMI Institute em 2016. Eles tinham o desafio de aprimorar continuamente o modelo e ajudar a disseminar globalmente o uso do CMMI nas organizações.
Para entender bem o que é CMMI, é importante saber que existem três visões diferentes do modelo CMMI, de acordo com a versão 2.0, publicada pelo CMMI Institute em 2018.
Quais são as Visões do CMMI?
As visões do modelo CMMI são as seguintes:
- CMMI Desenvolvimento — demonstra as melhores práticas para desenvolver melhores produtos e serviços;
- CMMI Serviços — demonstra as melhores práticas para entregar melhores serviços;
- CMMI Gestão de Fornecedor — demonstra as melhores práticas para adquirir melhores produtos e serviços.
Estas 3 visões do modelo CMMI podem ser utilizadas respectivamente por empresas que desenvolvem produtos de hardware ou software, empresas que prestam serviços de TI, bem como outros tipos de serviços como serviços médicos e educacionais e empresas que gerenciam fornecedores de produtos ou serviços, por exemplo, órgãos públicos que terceirizam a prestação de serviços e o desenvolvimento de sistemas.
Essas visões não são excludentes e uma empresa pode adotar simultaneamente múltiplas visões do modelo CMMI.
Por exemplo, uma fábrica de software pode adotar a visão do modelo CMMI Desenvolvimento para ajudar a melhorar os processos de desenvolvimento de sistemas, bem como pode adotar a visão do modelo CMMI Serviços para ajudar a melhorar os processos de operação e sustentação de sistemas.
Quais são os Níveis de Maturidade do CMMI?
Maturidade é definido no CMMI como sendo um estágio ou nível organizacional que uma empresa pode alcançar.
O modelo CMMI estabelece 6 níveis de maturidade começando do Nível 0 passando pelos Níveis 1, 2, 3, 4 até chegar ao Nível 5.
A figura abaixo apresenta a evolução de uma organização segundo os níveis de maturidade do CMMI. Cada um desses níveis são descritos a seguir.
Nível 0 — Incompleto
No nível de maturidade 0 chamado de incompleto, o trabalho é realizado de forma aleatório, ou seja, neste nível o trabalho pode ou não ser concluído.
Nível 1 — Inicial
No nível de maturidade 1 chamado de Inicial, o resultado dos trabalhos realizados é imprevisível e reativo. Neste nível, apesar do trabalho ser concluído, muitas vezes é atrasado e ultrapassa o orçamento.
Nível 2 — Gerenciado
O nível de maturidade 2 é chamado de Gerenciado. Neste nível, os trabalhos são gerenciados no nível de projeto. Os projetos são planejados, realizados, medidos e controlados.
Nível 3 — Definido
O nível de maturidade 3 é chamado de Definido e é um nível considerado mais proativo e menos reativo do que os níveis anteriores. Um ponto chave deste nível é a definição de padrões de processo para toda a organização fornecendo orientação, entre os projetos, programas e portfólios.
Nível 4 — Gerenciado Quantitativamente
O nível de maturidade 4 chamado de Gerenciado Quantitativamente é um nível considerado de alta maturidade. Organizações e projetos de alta maturidade usam análise quantitativa e estatística para determinar, identificar e gerenciar a tendência e dispersão central, para entender e abordar a estabilidade e a capacidade de processo e como essas impactam nos objetivos de obtenção de qualidade e desempenho de processo.
Nível 5 — Otimização
O Nível de maturidade 5 chamado de Otimização também é um nível de alta maturidade. Organizações de Nível 5 focam em melhoria contínua para alcançar processos flexíveis capazes de responder às oportunidades e mudanças. Além disso, estas organizações buscam estabilizar os seus processos aumentando a previsibilidade de resultados e assim criando um ambiente mais adequado para implantar inovações.
Vale destacar que esses níveis são continuados, ou seja, têm início no 1 e término no 5. Assim, com base nesse roteiro, é possível que médias e grandes empresas consigam obter mais sucesso em seus projetos, o que gera a conquista de um mercado interno e externo.
Neste outro artigo, cada um dos níveis de maturidade do CMMI são apresentados em detalhes junto com cenários explicativos dos benefícios que uma organização pode obter ao alcançar os níveis.
Fonte: ProMove 2021
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